pílulas do twitter

    follow me on Twitter

    18 de jan. de 2005

    O papa é pop

    (publicado originalmente no Sequelados)

    Quando eu era adolescente (hoje eu sou pós-adolescente), uma certa banda chamada Engenheiros do Hawaii fazia muito sucesso cantando uma música chamada "O papa é pop". Corruptela da palavra popular, a definição de pop ultimamente passou ter um novo significado além de popular como sendo uma coisa "do povo". Não pretendo discutir essa nova definição aqui, mas apenas se ela se aplica a esse nosso personagem e quais suas consequências.

    Diziam os Engenheiros: o papa levou um tiro à queima-roupa / o pop não poupa ninguém. Sou obrigado a concordar: em geral, pessoas que têm um forte apelo popular são freqüentemente alvos de atentados, como o ocorrido de 1981, citado na música; dessa forma, equipara-se a personalidades do quilate de John Lennon, John Kennedy, Fidel Castro ou Ronald Reagan. Recentemente ouvi a notícia de que a Ferrari está construindo um modelo de um F1 especialmente para o papa. Ele merece. Assim como várias outras celebridades em todo o mundo, que tiveram Ferraris construídas sob medida para atender às suas mais extravagantes exigências, o sumo pontíficie também terá a sua dentro em breve, e assim poderá encostar o papa-móvel por um tempo, e algumas voltas cheio de estilo pela cidade do Vaticano. Alguém aí discorda dos Engenheiros? Acho muito difícil.

    Mas e daí que o papa é pop, isso não é ser cool? Nem tanto. O papa, por ser o líder espiritual de mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo, se acha no direito de ditar algumas normas de conduta (baseadas na fé, ou especulação, chame do que quiser), das quais a que mais chama a atenção é a condenação do sexo praticado por prazer. Como já não bastasse condenar o sexo fora do casamento, este é condenado também dentro dele (a não ser que seja para fins de reprodução). Sendo assim, só a propagação da espécie confere dignidade ao ato sexual. Ou seja, para o papa, ou somos todos meros reprodutores (na acepção bovina da palavra) ou reles pecadores, que merecem, na melhor das hipóteses, execrar seus pecados no sofrimento do purgatório. E também é por esta razão que a igreja católica é totalmente contra a utilização dos métodos anticoncepcionais.

    O papa, ao relacionar o sexo com a procriação, confunde sexualidade e genitalidade, coisa imperdoável até para um estudante de psicologia. Ao mesmo tempo, condena à penúria sexual as mulheres em menopausa, bem como seus desconsolados cônjuges. Paralelamente, nega a sexualidade infantil e a importância primordial do prazer para o equilíbrio da mente da criança. Esta, através do princípio do prazer, atém-se dia e noite às fantasias eróticas e, com isto, tenta vencer o trauma (a quebra do equilíbrio homeostático do ventre materno) causado pelo nascimento. O prazer nos livra da loucura.

    Mas, infelizmente, o papa é pop. Amém!

    Shirov, 24, nunca vai ter uma Ferrari e desconfia profundamente das personalidades do mundo pop.

    3 comentários:

    Anônimo disse...

    Pois é... esse é mesmo um dos dogmas mais inaceitáveis da Igreja Católica. Por causa dele é que a Pastoral de DST/Aids acha válido fazer campanhas incentivando a abstinência sexual entre solteiros como meio de se evitar doenças sexualmente transmissíveis. Saiu hoje (23/01) no Jornal de Londrina (http://tudoparana.globo.com/jornaldelondrina/cidades/conteudo.phtml?id=434772) uma matéria sobre essa iniciativa, a meu ver, tão "nada a ver".

    Eliane.

    Anônimo disse...

    Deixe ao assesino Fidel Castro fora da lista de grandes homens. Será que o povo já esqueceu "el paredon" no qual foram executados todos aqueles que não estavam de acordo com o régimen sangrento, totalitario comunista que fez retroceder a ilha à edade da pedra?

    João Paulo disse...

    Olá amigo, quero te parabenizar pelo blog está com layout bem legal! Agora sobre o tópico eu não digo o mesmo e vou ser até sincero, por favor e pelo menos por decência: "Não fale do que vc não sabe!" isso é lei ad natureza, Eu sou Católico (acho que vc já percebeu!) e conheço sobre minha doutrina e digo ela é fantástica, só não agrada quem não á conhece ou quem não quer aceitá-la! Eu faço voto de castidade e te digo que em nenhum momento me arrependo, na verdade isso tem me ajudado muito na minha vida, por que forte não é o homem que vence outro homem com sua força, mas forte é o homem que tem força para vencer a si mesmo e isso se chama CASTIDADE, a Igreja ou como vc's dizem o Papa em momento algum diz que o sexo é só para fins de reprodução, na verdade a igreja só nos "pede" para obedecermos o mandamento da castidade, que vai muito além do sexo entre homem e mulher, na verdade a castidade é todo cuidado com o seu corpo e com sua integridade física, a acastidade é terapia! Cuidar do seu corpo, fazer exércicios, ter boa higiêne em fim, se cuidar! Eu aos poucos vivido isto e digo: Fácil não é mas vale a pena! A igreja nunca condenou o sexo no casamento na verdade após o casamento você deve ter uma relação saudável de sexo entre seu parceiro, e isto também é castidade. Enfim, tem muita coisa pra dizer mas não convêm espichar então só te peço que conheça melhor a doutrina Católica e por favor retire as armas pois principalmente no meio acadêmico se fala muito mal da igreja, isso porque não a conhecem! Pra finalizar deixo uma pergunta para aqueles que acham que a igreja é contra a ciência!

    Pergunta: Quem criou a Univerdade?

    seguidores